Sopa dourada de cebolas Lucia
Informações da receita
- 5 favoritaram
- Sopa:
- 4 cebolas
- 3 colheres (sopa) de manteiga
- 1 colher (sopa) de farinha de trigo
- 1 colher (sopa) de açúcar mascavo
- 1 cenoura
- 1 talo de salsão
- 1/2 kg de músculo bovino
- 1 ½ litro de água
- 5 folhas de hortelã
- 1 costelinha de porco defumada (ou 100g de bacon) picada
- 2 cálices de vinho do porto (ou tinto seco de preferência)
- 1 folha de louro
- 2 talos de salsinha
- 100 g de queijo gruyére
- 1 dente de alho
- Fatias de pão
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- Azeite de oliva
- Bruschetas:
- 4 pães franceses mini
- 4 tomates
- 1 dente de alho
- ½ ramo de alecrim
- 1 pitada de sal grosso (ou sal comum)
- 2 pitadas de orégano
- 200 g de mussarela
- Azeite de oliva
- Carne da sopa de cebola dourada na manteiga e alho
Como fazer
Sopa: Doure o músculo na panela com 1 fio de azeite de oliva. Acrescente a cenoura e o salsão em cubos. Cubra-a com 1 litro de água e leve ao fogo baixo até ferver, acrescentando o louro e talos de salsinha, retirando a espuma que possa vir a se formar na superfície. Cozinhe em fogo baixo por 1 e ½ horas. Coe e reserve.
Fatie as cebolas em tiras bem fininhas. Derreta a manteiga em uma panela grande e acrescente as cebolas fatiadas, refogando, sempre mexendo, em fogo baixo até que fiquem bem douradas. Adicione a costelinha, refogue um pouco, depois o açúcar mascavo, peneirando-o por cima das cebolas douradas; acrescente a farinha de trigo no mesmo processo e logo depois a e o vinho do porto. Misture os ingredientes e então vá colocando o caldo, mexendo sempre. Cozinhe tudo em fogo baixo até que a sopa fique homogênea e amarronzada. Acerte o sal e a pimenta do reino de desejar. Faça torradas suaves com pão francês, ou outro de sua preferência, com um fio de azeite. Esfregue 1 dente de alho nas torradas e disponha por cima da sopa, que deve ser servida em potinhos individuais. Leve o potinho com a sopa, a torrada e o queijo ralado por cima, até que este gratine. Você também, pode usar um maçarico culinário para gratinar o queijo.
Bruschettas: Corte os tomates como a abrir uma tampa. Asse-os numa vasilha coberta com papel alumínio com: fios de azeite, o alho com a casca, o alecrim, o sal e o orégano tudo misturado naturalmente, sem muita ciência. Após 20 minutos, tire o alumínio e deixe no forno baixo até as cascas de tomate se partirem. Retire do fogo e com cuidado, retire as peles e amasse os tomates.
Montagem: Abra os pães em metades, ponha o molho, a carne, o queijo ralado por cima e leve para gratinar.
O que você achou?
Sua avaliação: