Spaghetti ao Molho de Shiitake
Informações da receita
- 6 porções
- 0 favoritaram
Como fazer
Prepare o molho de shitake. Numa panela média, aqueça o azeite, refogue a cebola e o alho, acrescente os tomates, o shitake e deixe cozinhar por 5 minutos. Acerte o sal e reserve.
Numa panela grande ferva 5 litros de água com sal e cozinhe o Spaghetti de Sêmola Pelaggio. Para isso, coloque a massa e mexa de vez em quando, até que água volte a ferver. Deixe cozinhar por 6 a 8 minutos ou até que fique “al dente”, ou seja, macia, porém resistente à mordida.
Escorra a massa, acrescente o molho de shitake e envolva bem com a ajuda de dois garfos grandes. Acrescente folinhas de manjericão, polvilhe queijo parmesão e sirva a seguir.
Informações adicionais
O shitake é um cogumelo comestível nativo do leste asiático. Segundo Fabiana Fontes, nutricionista da Equilibrium, consultoria da Pelaggio, os cogumelos champignon, shimeji e shitake apresentam alto valor nutritivo. Embora sua composição seja cerca de 90% de água, seu peso seco pode conter até 40% de proteínas.
"Os três cogumelos são fonte de vitaminas e minerais como potássio, fósforo, magnésio, cálcio, zinco e sódio", complementa a nutricionista. Estes minerais são importantes para os líquidos e tecidos corporais e auxiliam na atividade de diversas enzimas do organismo, que são as responsáveis por reações biológicas. "O baixo teor de gordura é um ponto favorável e alguns estudos têm demonstrado inclusive que os cogumelos podem oferecer benefícios relacionados à qualidade de vida de pacientes em tratamento de câncer, devido características antitumorais, antioxidantes e moduladoras da função imunológica", ressalta Fabiana.
O que você achou?
Sua avaliação: