Arroz de Natal (com grão-de-bico e bacalhau) Kamila
Informações da receita
- 3 3 votos
- 10 porções
- 18 favoritaram
- 1/2 kg de bacalhau
- 1 e 1/2 xícara (chá) de grão-de-bico
- 6 colheres (sopa) de azeite de oliva espanhol
- 2 xícaras (chá) de arroz polido
- 1 cebola pequena
- 2 dentes de alho amassados.
- 1/2 pimentão amarelo médio
- 1/2 pimentão vermelho médio
Como fazer
Lave o grão-de-bico e coloque em uma panela de pressão com 1 e 1/2 litro de água. Leve ao fogo e cozinhe por 13 minutos ou até começar a ferver. Retire do fogo e tire toda a espuma formada na panela. Adicione 1 colher (sopa) de azeite de oliva e tampe a panela. Volte ao fogo e cozinhe por 30 minutos ou até o grão ficar al dente. Retire do fogo, tire a pressão da panela e abra-a. Escorra a água (reserve 4 xícaras das de chá) e reserve o grão-de-bico.
Lave o arroz até não escorrer mais água branca. Coloque em uma peneira e reserve.
Descasque a cebola, lave-a e pique em pedaços pequenos. Descasque os dentes de alho e amasse-os. Reserve.
Lave os pimentões, seque-o com toalha de papel e retire os pedúnculos. Corte-os ao meio, elimine as sementes e a parte branca de uma das metades. Pique-os em pedaços pequenos e reserve.
Coloque em uma panela o restante do azeite de oliva, o alho e a cebola. Leve ao fogo e refogue, mexendo de vez em quando, por 3 minutos ou até a cebola murchar. Misture delicadamente o bacalhau, os pimentões e o grão-de-bico. Acrescente o arroz e a água reservada do cozimento do grão-de-bico. Misture, abaixe o fogo e deixe a panela parcialamente tampada. Cozinhe por 30 minutos ou até o arroz ficar al dente. Acerte o sal se necessário e retire do fogo.
Tampe a panela e deixe o arroz descansar por 15 minutos. Em seguida, passe uma faca na lateral da panela para soltar o arroz e desenforme em um prato grande. Decore com os tomates secos e a salsinha. Sirva com salada verde.
Se preferir, regue com mais azeite de oliva no momento de servir.
Informações adicionais
Cada porção possui 210 g
Para decorar: 100 g tomate seco e salsinha crespa
O que você achou?
Sua avaliação: