Macarrão Ninho Recheado ao Forno
Informações da receita
- 5 2 votos
- 6 porções
- 5 favoritaram
- 400g de queijo minas meia cura (ou mussarela) ralado grosso
- ½ xícara (chá) de salsa picadinha
- 1 pacote de Fortaleza Sêmola com Ovos Ninho (500g)
- 2 dentes de alho amassados
- 3 colheres (sopa) de cebola picadinha
- 2 colheres (sopa) de óleo
- 300g de carne em tirinhas (alcatra, coxão mole, etc)
- Sal e pimenta do reino a gosto
- 2 litros de molho de tomate temperado
- Queijo ralado a gosto
Como fazer
Misture o queijo com a salsa. Recheie bem a massa Fortaleza Sêmola com Ovos Ninho. Reserve.
Doure o alho e a cebola no óleo. Junte a carne e refogue bem. Tempere com o sal e a pimenta. Acrescente o molho de tomate, tampe e deixe apurar por 5 minutos.
Numa fôrma retangular (grande), espalhe uma camada generosa de molho de tomate. Coloque os ninhos recheados, um ao lado do outro. Coloque o molho restante, cobrindo bem. Polvilhe com queijo ralado. Cubra com papel alumínio. Leve ao fogo médio por 30 minutos.
Informações adicionais
A alcatra ou o coxão mole são carnes leves, com sabor adocicado. Já o molho de tomate confere um tom cítrico ao prato, que harmoniza muito bem com vinhos tintos leves e frutados.
A uva Merlot, originária na França, é uma das mais cultivadas em todo o mundo e também uma das mais controversas, por resultar em vinhos com características muito diferentes, dependendo da região em que são produzidos. Porém, em geral, a Merlot rende vinhos tintos leves, com taninos equilibrados e notas de frutas pretas como ameixa e groselhas.
Há ótimos Merlots produzidos na Itália, Austrália, EUA (Califórnia) e também no Brasil. Mas se quiser investir um pouco mais no vinho, escolha um Bordeaux (França). Os vinhos de Bordeaux são feitos com a mistura (assemblage) de vinhos produzidos a partir de cinco castas, sendo uma das mais importantes a Merlot.
O que você achou?
Sua avaliação: