Lasanha de Berinjela
Informações da receita
- 4 porções
- 1 favoritou
- 2 berinjelas grandes
- 50g de sal grosso
- 4 colheres de Margarina Amorela
- Pimenta-do-reino moída a gosto
- 250g de cream cheese (1 colher por camada)
- 10g de folha de manjericão
- 400g de molho de tomate (refogado com 2 dentes de alho picado, 1 cebola picada, 1 uma colher de alecrim e uma colher de tomilho picado)
- 50g de queijo parmesão ralado
Como fazer
Corte a berinjela em fatias de 1 cm. Arrume as fatias em uma tigela grande. Salgue cada camada com sal grosso. Deixe uma hora no sal. Esprema as fatias de berinjela com as mãos para remover a água e seque-as entre duas toalhas. Frite rapidamente as berinjelas na Magarina Amorela e acrescente a pimenta-do-reino moída.
Montagem:
Unte uma forma com um pouco de Margarina Amorela e siga a sequência para montar a lasanha: berinjela, cream cheese em temperatura ambiente (1 colher por camada), folhas de manjericão e molho de tomate (4 colheres por camada). Faça isso três vezes, finalizando com uma camada de berinjela, uma colher de molho de tomate e parmesão ralado por cima.
Cozinhe no forno a 180ºC por 30 minutos e sirva em seguida.
Informações adicionais
Possui apenas 11 calorias por porção de 60g. A nutricionista Fabiana Fontes, da Equilibrium, consultoria da M.Dias Branco, ressalta a importância da berinjela, que é fonte de vitaminas A e C, minerais e fibras. “O legume se destaca por suas propriedades, que faz o organismo reduzir a absorção do colesterol ruim e ajudar no controle do diabetes. Já sua casca contém antocianinas, que agem como antioxidantes em nosso corpo”, explica a nutricionista.
Para complementar a receita, o molho de tomate torna o prato ainda mais benéfico para a saúde. De acordo com a nutricionista, a fruta contém licopeno, importante antioxidante que ajuda a neutralizar os radicais livres, previne o câncer e as doenças cardiovasculares. A absorção do licopeno só é possível quando associado a uma fonte de gordura, como a margarina.
Segundo o Guia Alimentar Para a População Brasileira (2008), recomenda-se o consumo de uma porção do grupo de óleos e gorduras ao dia, dando preferência ao uso de óleos vegetais, azeite e margarinas livres de gorduras trans. Respeitando a porção, o consumo é benéfico para a população.
O que você achou?
Sua avaliação: