Coelho ao vinho com molho doce Patty Jesus Duarte
Informações da receita
- 0 favoritaram
- 1/2 coelho (cerca de 1,5 kg) com os miúdos
- 50 g de bacon picado
- 50 g de manteiga
- 2 cebolas pequenas
- 1 cenoura
- 1 talo de salsão
- 1 dente de alho
- 3 folhas de sálvia
- 2 folhas de louro
- 1 ramo de tomilho
- 1 ramo de manjerona
- 100 ml de vinho tinto do tipo Barbera
- 4 colheres de sopa de farinha de trigo
- 200 ml de creme de leite fresco
- 6 porções de polenta
- sal
- pimenta do reino preta
Como fazer
Corte o coelho em pedaços regulares, lave e seque-os, apertando firmemente com papel toalha, e disponha-os numa panela grande.
Descasque 1 cebola e o dente de alho. Lave a cenoura e o salsão, pique em pedaços pequenos esses ingredientes e salpique-os sobre o coelho. Acrescente a sálvia, o louro, a manjerona e o tomilho, lavados e secos. Ajuste o sal e a pimenta, regue com o vinho e deixe marinar na geladeira por 24 horas. Escorra os pedaços de coelho, reservando o líquido da marinada, seque e passe-os na farinha de trigo.
Numa panela grande, refogue na manteiga em fogo médio o bacon e a segunda cebola, descascada e picada. Quando o refogado estiver dourado, junte os pedaços de coelho, deixe-os pegar gosto por alguns minutos, retire-os com a escumadeira e reserve-os. Na mesma frigideira, cozinhe por alguns minutos os miúdos (fígado e coração), cuidadosamente lavados e picados.
Acrescente novamente o coelho, cubra-o com a marinada, coada, e cozinhe em fogo baixo por pelo menos 2 horas. Retire mais uma vez os pedaços de coelho com a escumadeira e mantenha-os quentes. Bata o líquido do cozimento no liquidificador até obter um molho homogêneo, leve-o ao fogo e dilua-o com o creme de leite. Adicione a carne, deixando-a pegar sabor por 10 minutos. Sirva bem quente, acompanhando o coelho com uma porção de polenta.
O que você achou?
Sua avaliação: