Bolo de Arroz Cru Charito Peraza
Informações da receita
- 5 1 voto
- 15 porções
- 3 favoritaram
- 1 xícara (chá) de arroz cru
- Água morna (para que cubra o arroz)
- 1 pote de iogurte natural 170 ml (pode substituir por leite, coalhada, leite de coco ou iogurte sabor coco)
- 3/4 xícara (chá) de óleo (eu coloquei 1/2 xícara de óleo + a metade de 1/4 de xícara de óleo)
- 4 ovos
- 1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar (eu coloquei 1 e 1/4 xícara de açúcar)
- 50 gramas de coco ralado
- 50 gramas de queijo
- 1 colher (chá) de vinagre (eu acrescentei por conta e risco próprio devido aos resultados que vi num bolo chamado bolo de vinagre)
- 1 colher de fermento em pó
Como fazer
Coloque o arroz de molho em água morna até cobrir por aproximadamente 3 horas. Escorra a água e coloque o arroz no liquidificador, junto com o iogurte e o óleo. Bata bem. Junte os ovos e o açúcar e bata novamente. Acrescentando o restante dos ingredientes menos o fermento e bata bem.
Despeje o creme que se formou num recipiente e acrescente o fermento. Misture delicadamente até o fermento se integrar totalmente no creme e reagir com o vinagre formando uma espuma.
Imediatamente coloque numa forma previamente untada e enfarinhada (polvilhada) e leve ao forno moderado (180°C) até ficar moreninho e passar no teste do palito (no forno aqui de casa deu 45 minutos).
Informações adicionais
A primeira vez que vi esta receita é numa pagina do facebook chamada "Cantinho Goiano. Gastronomia, tradições, artes e cultura" e nesta pagina você encontra receitas antigas ou tradicionais práticas e deliciosas que se estão perdendo com o tempo.
Quando fiz pela primeira vez, fui levada pela minha curiosidade, e me surpreendi com a textura, e sabor, depois resolvi fazer e levar para uma amiga de presente e perguntei de que eu tinha feito, ela falou tudo menos que era de arroz cru, e falou o seguinte que jamais adivinharia e que se alguém lhe falasse iriam fazer um bolo de arroz cru ela responderia "isso é impossível" e que de agora em diante era uma de suas receitas preferidas. Espero que gostem pois realmente é inusitado, surpreendente, saudável e muito saboroso, recomendo que façam.
O que você achou?
Sua avaliação: