Molhos indicados para cada tipo de massa
Para cada corte de macarrão há um molho específico que deixa o prato ainda mais saboroso. Existem vários tipos de cortes de massas e uma infinidade de molhos. Para que os consumidores não tenham dúvidas na hora de preparar combinações para uma agradável refeição, a Estrela, marca de massas e biscoitos da M.Dias Branco, identifica alguns cortes e indica o tipo de molho ideal para cada um. Embora não exista regra, harmonizar a massa com o molho e os ingredientes certos faz toda a diferença.
Confira os cortes da Estrela e as dicas abaixo e delicie-se com pratos muito mais saborosos:
Massas Longas
Muitos debatem sobre cortar ou não massas longas, como o espaguete, antes de cozinhar. Os puristas preferem mantê-las inteiras, enquanto os pragmáticos defendem que cortá-las facilita o cozimento e a degustação. Não há certo e errado. O importante é que cada um defina o que é melhor para o seu gosto.
Espaguete - Originária da Sicília, a massa era conhecida antes do século XIX como vermicelli, ou vermezinhos. Esse nome estranho foi dado devido a sua forma fina e comprida. Em 1824, o poeta Antonio Viviani, em seus versos de "Li Maccheroni di Napoli" comparou-a a um picoolo spago, ou um barbantezinho. Rapidamente, a palavra spaghetti se popularizou. O corte é indicado para molhos com tomate, peixes e frutos do mar ou à base de óleo.
Ninho - Com formato longo e grosso é uma ótima opção para ser servido com frutos do mar.
Massas Curtas
As massas curtas são as que apresentam a maior variedade de formatos. Por terem muitas curvas e concavidades, absorvem melhor os molhos mais encorpados como bechamel ou quatro queijos e são ideais para o preparo de saladas. Esses formatos são mais fáceis de cozinhar.
Parafuso - Tipo de massa em forma de espiral é originário da região entre a Sicília e a Calábria, por volta dos séculos XV e XVI. Ótima opção para acompanhar molhos mais encorpados, como os que levam carne e vinho ou ricota, pois se infiltram nas voltas do macarrão. Fáceis de cozinhar, também são ideais para saladas.
Massas Pequenas
Massas de formato pequeno são ideais para serem servidas em sopas, saladas ou apenas com molho de tomate leve. Combinam também com molhos de vegetais, como brócolis, couve flor, endívea, alcachofras, entre outros. As massas maiores para sopas são opções para caldos mais encorpados. O tipo de massa deve ser escolhido de acordo com os ingredientes da sopa.
Argolinha - Muito utilizada para caldos de carne e vegetais. Por serem pequenas e fáceis de mastigar, ficam ótimas em pratos para crianças.