Abóbora recheada com risoto Lucia
Informações da receita
- 4 porções
- 2 favoritaram
- 2 abóboras japonesas (cabotiá ou kabocha), cada uma com cerca de 675 g
- 200 g de fígado de pato ou de galinha, levados à temperatura ambiente se estiverem congelados
- 2 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem
- 1 cebola, bem picadinha
- 2 dentes de alho, amassados
- 170 g de champignons, cortados em fatias finas
- 85 g de arroz para risoto
- 200 ml de caldo de legumes, de preferência feito em casa
- 200 ml de vinho tinto
- 2 colheres (sopa) de sálvia fresca picada
- 1 colher (sopa) de purê de tomates
- Sal e pimenta-do-reino
- Para decorar:
- 2 tomates, cortados em cubos
- Folhas de sálvia fresca
Como fazer
Corte as abóboras ao meio, no sentido do comprimento. Corte um pouco da base de cada metade para que fique firme, sem tombar. Remova as sementes e as fibras e, com uma colher, remova a polpa, deixando uma camada de cerca de 1 cm de espessura. Pique a polpa e reserve.
Seque os fígados com uma toalha de papel e pique-os, desprezando as partes fibrosas brancas. Aqueça metade do azeite em uma panela, junte os fígados e frite em fogo alto por 2 minutos, mexendo, até dourarem. Use uma escumadeira para retirá-los da panela e reserve.
Junte a colher de sopa restante de azeite à panela e refogue a cebola, o alho e os cogumelos, mexendo sempre, por 3 minutos, ou até que estejam levemente dourados. Acrescente o arroz, o caldo de legumes, o vinho, a sálvia picada, o purê de tomates e tempere a gosto. Adicione a polpa da abóbora. Deixe levantar fervura, abaixe o fogo e tampe a panela. Cozinhe por 10-12 minutos, mexendo ocasionalmente, até que o arroz esteja macio.
Enquanto isso, tempere as cascas das abóboras e coloque-as com o lado cortado para baixo em uma panela própria para cozimento no vapor. Tampe e cozinhe sobre água quente por 10-12 minutos, ou até que estejam macias.
Junte os fígados à panela com a mistura de arroz. Cozinhe por 2 minutos para aquecer os fígados.
Coloque as abóboras em travessas e recheie-as com o risoto. Enfeite com os tomates picados e as folhas de sálvia, e sirva. Uma refrescante salada de radicchio e tomates acompanha muito bem este prato.
O que você achou?
Sua avaliação: