Tipos de Panela
Informações da dica
Panela de barro
Tipicamente capixaba, ou seja, a verdadeira só é encontrada na cidade de Vitória-ES. Nada se compara ao sabor dos pratos nela preparados. Não desprende substâncias prejudiciais ao organismo como as panelas de ferro e alumínio (de acordo com pesquisa realizada nos Estados Unidos). “Moqueca é capixaba, o resto é peixada”, já dizia o poeta, e só é verdadeira feita na, tão verdadeira quanto, panela de barro. Demanda um preparo especial antes de ser utilizada.
Panela de aço inox
É muito boa, mas exige que você lave e enxugue imediatamente, para não dar manchas. Além do mais, as panelas existentes no mercado têm alça de inox, tenha cuidado para não se queimar.
Panela de alumínio
É difícil de lavar. Para deixá-la brilhando, aja força para "arear" (embora exista no mercado um produto chamado "limpa alumínio" que facilita bastante).
Panela de vidro temperado
É muito boa. Fácil de lavar e vai ao microondas. Só que, depois de certo tempo de uso, se você esbarrar de mau jeito, ela pode se espatifar em vários pedaços, igual ao box de banheiro.
Panela de ágata
Produto em aço revestido interna e externamente com dupla camada de esmalte de alta retenção de calor e durabilidade. Sua vida útil pode ser prolongada ainda mais, se for utilizado utensílios de plástico, madeira ou silicone. Ela possui diversos benefícios e é indicado para quem busca uma vida mais saudável. Produto atóxico, ou seja, não há contaminação dos alimentos por resíduos metálicos. Máxima inibição a proliferação de germes e bactérias no preparo dos alimentos, por apresentar baixíssima porosidade. Preserva o sabor dos alimentos.
Panela de T-Fal
É uma boa panela. Você deve ter cuidado para não arranhar (assim, o revestimento não sai). É leve e não exige que se esfregue para dar brilho, basta uma esponja macia.