Tipos de Sal
Informações da dica
Conheça os tipos variados de sal:
- Sal do Havaí: Com uma cor vermelha em tom de tijolo, é sal misturado a argila vermelha vulcânica. Usado em pratos havaianos e pouco conhecido no Brasil.
- Sal Marinho: Nas salinas, pequenos tanques muito rasos, a água do mar é represada e evaporada com o calor do sol, e o que sobra é o sal marinho. Ele contém vários minerais, além do cloreto de sódio - como cálcio, potássio, magnésio e enxofre -- e é considerado mais saboroso que o sal de rocha. Pode ser amargo ou colorido, dependendo do local da extração e da concentração de minerais.
- Sal Refinado: É o sal marinho ou de rocha que passa por um processo de purificação, para retirar outros minerais e deixar apenas o cloreto de sódio. Neste processo, geralmente a salmoura é tratada com uma solução química que faz precipitar as impurezas. Algumas marcas adicionam outras substâncias que absorvem a umidade, para que o sal não empedre.
- Sal Grosso: Mais usado em churrascos, o sal grosso é, grosso modo, o mesmo sal refinado, mas em grânulos maiores. Pode ser também o sal marinho moído. Depende da marca.
- Sal Defumado: Este sal, quando produzido de forma artesanal, fica em contato com fumaça de queima da madeira e absorve os seus aromas, tornando-o ótimo para temperar peixes e outros pratos de aroma forte.
- Sal Light: Este sal é uma mistura de cloreto de sódio com cloreto de potássio, geralmente usado por pessoas com pressão alta. Entretanto, quem tem problemas nos rins, no coração ou diabetes deve consultar um nutricionista antes de consumir o sal light, pois essas doenças podem interferir na excreção do potássio.