Beterraba: Conservando e seus benefícios
Informações da dica
A beterraba é rica em açucares. Destaca como uma das hortaliças mais rica em ferro. Tanto na raiz quanto nas folhas. A beterraba é uma excelente fonte de vitaminas A, C e do complexo B. Cada 100 gramas de beterraba possui, em média, 50 calorias. Os principais sais minerais encontrados neste legume são: fósforo, potássio, zinco, magnésio e ferro.
As folhas da beterraba são comestíveis e de alto valor nutritivo, são ricas em sais mineiras, como o ferro e o cálcio, além de vitaminas A, C e do complexo B. Nestas folhas, há um composto chamado carotenóide, pigmento natural que ajuda na proteção dos olhos contra o envelhecimento.
“Ao consumir as folhas de beterraba, o organismo pode se defender da anemia, além de favorecer contra oxidação e funcionar como laxante e diurético. Também, estimula as funções do fígado e do baço”, ressalta a nutricionista Daísa Pinhal.
Podem ser consumidas em sopas, cozidos, molhos, bolinhos. etc. Use a sua imaginação.
Como manter a beterraba vermelha?
Para manter a beterraba vermelha. Cozinhe-as inteiras com casca. Acrescentando 2 colheres de (sopa) de vinagre na água do cozimento. Uma solução para descascar facilmente a beterraba, é coloca-la em água fervente, retirando-a em seguida para imediatamente mergulha-la em água fria.
Para conservar a cor da beterraba
Quando for preparar a beterraba cozida não corte nenhuma das pontas e nem as descasque. Apenas lave muito bem e depois cozinhe.
As beterrabas conservarão o seu colorido se forem cozidas com casca e um pedacinho de caule.
Ao cozinhar beterrabas, junte um pouco de suco de limão e açúcar para conservar a cor. Esta água deve ser aproveitada no preparo de sopas, pois é rica em sais minerais e vitaminas.
Dica do Chef Bouche D'Or