Samosas (pastel indiano) Braga
Informações da receita
- 30 porções
- 1 favoritou
- 2 xícaras (250 g) de farinha de trigo
- 1/2 colher (chá) de sal
- 2 colheres (sopa) (30 g) de manteiga
- 4 colheres (sopa) de água
- Para a fritar:
- 1 litro de óleo para fritar
- Para o recheio:
- 2 colheres (sopa) (30 g) de manteiga
- 1 cebola pequena, picada
- 2 dentes de alho, picados
- 2 pimentas verdes, picadas
- 1 colher (sopa) de gengibre fresco, picado
- 1/2 colher (chá) de açafrão-da-terra ou cúrcuma
- 1/2 colher (chá) de pimenta chili em pó
- 350 g de carne de cordeiro moída
- 1 colher (chá) de sal
- 2 colheres (chá) de garam masala
- 1 1/2 colher (sopa) de suco de limão
Como fazer
Em uma vasilha de tamanho médio, misture a farinha, o sal e a manteiga até conseguir formar uma massa com a textura de uma farinha de rosca fina. Acrescente a água e veja se a massa está lisa, caso contrário, acrescente mais água (até 60 ml). Modele a massa no formato de uma bola. Em uma superfície enfarinhada, sove a massa durante 10 minutos, ou até que ela fique macia e elástica. Ponha a massa de volta na vasilha, tampe e deixe-a separada.
Em uma fritadeira, aqueça o óleo a 190 ºC.
Em uma panela, derreta a manteiga em fogo médio. Acrescente a cebola, o alho, a pimenta verde e o gengibre. Cozinhe por 5 minutos, ou até que a cebola esteja dourada. Ponha o açafrão, a pimenta chili, a carne e o sal. Mantenha a panela no fogo até que a carne esteja totalmente corada. Acrescente o garam masala e o suco de limão. Cozinhe a carne por mais 5 minutos e depois tire-a do fogo.
Divida a massa em 15 porções iguais. Modele as porções em bolas e abra-as em círculos de 10 cm. Corte cada círculo ao meio. Modele-os no formato de cones e umideça as suas bordas. Recheie cada cone com quantidades iguais de carne. Umedeça a parte de cima e de baixo dos cones e aperte-as para que fique bem fechado.
Cuidadosamente ponha os cones no óleo preaquecido, não jogue-os no óleo. Frite-os, pouco a pouco, até dourarem - 2 a 3 minutos. Escorra no papel toalha. Sirva quente.
O que você achou?
Sua avaliação: