Conhecimento de temperos da Índia
Informações da dica
Confira alguns dos temperos que fazem parte da culinária indiana:
CANELA - Uma das especiarias mais antigas do mundo, a canela é largamente utilizada em doces e bebidas e até mesmo em peixes. Originária da Sri Lanka, antigo Ceilão, ela confere um perfume e um sabor bastante pronunciados.
CARDAMOMO - Com seu aroma pronunciado, o cardamomo é um dos ingredientes básicos da masala. Seus grãos podem ser mastigados após as refeições, tanto para facilitar a digestão como para refrescar o hálito.
COENTRO EM GRÃO - De aroma pronunciado, o coentro em grão realça o sabor de legumes e carnes ensopadas, sendo um dos temperos mais presentes na cozinha indiana.
COMINHO - Encontrado em pó ou em grão, é outro tempero muito usado para dar sabor a carnes ensopadas e legumes na culinária indiana. Picante e ligeiramente amargo, deve ser usado com parcimônia, para evitar que seu sabor se sobreponha ao sabor dos demais temperos.
CRAVO-DA-ÍNDIA - Doce e ao mesmo tempo picante o cravo-da-índia é muito usado no preparo de molhos, assados, conservas e doces.
CÚRCUMA - Também conhecida como açafrão-da- índia ou tumerique, a cúrcuma é uma raiz da mesma família do gengibre.
GENGIBRE - Usado em pratos doces e salgados, o gengibre é uma raiz de sabor picante. Pode ser consumido seco, fresco, cristalizado ou em conserva.
MOSTARDA - Seu sabor picante e seu aroma marcante dão um toque especial no preparo de molhos para saladas, além de carnes, aves e legumes. Pode ser encontrada em sementes ou moída.
NOZ-MOSCADA - Graças a seu sabor peculiar, a noz-moscada dá personalidade a uma variedade de pratos a base de carne, além de bolos e tortas.
PIMENTA-DO-REINO PRETA - Pode ser usada sobre carnes, peixes e frangos antes de grelhar ou no final do preparo de legumes e verduras. Também pode ser usada em molhos.