Apredendo a escolher e informações sobre ervas
Informações da dica
Manjericão: Erva fina de odor marcante, o manjericão combina muito bem com tomate, berinjela, abobrinha, frango e vitela. Como o calor diminui seu aroma, fica melhor se adicionado no final da receita.
Louro: A folha de Louro é um dos componentes do Bouquet Garni. O Louro combina com sopas, peixe em geral, carnes, frango e terrines. Geralmente uma folha basta para aromatizar o prato.
Cebolinha: Cortada em pequenas rodelas a cebolinha realça as saladas, os ovos e as omeletes, o queijo branco e os molhos. A cebolinha ajuda também na decoração de pratos. A cebolinha faz parte das ervas finas junto com salsa e estragão.
Coentro: O coentro é uma das ervas mais usadas no nordeste brasileiro. Possui um perfume incomparável, refrescante e de sabor marcante. Combina muito bem com o peixe, frutos do mar, frango e legumes. Suas sementes são usadas para temperar marinadas.
Tomilho: Muito apreciado nas cozinhas europeias, o tomilho é um elemento importante do Bouquet Garni. Seu perfume lembra a Provence, região da França onde é muito encontrado. Combina muito bem com sopas, molhos de tomate, legumes em geral, carnes vermelhas e terrine.
Dill: Com o sabor voltado para o anis, ele combina muito bem com peixes em geral, omeletes, batatas, saladas verdes e creme de leite fresco. Suas sementes são usadas para temperar vinagres, marinadas e pepinos em conserva.
Erva Doce: As folhas da Erva Doce combinam muito bem com peixes grelhados ou cozidos em papelote. Este tempero fica delicioso servido com grande variedade de carnes como frango, vitela e outras. O seu aroma doce, como o anis, tempera muito bem saladas, molhos e o creme fresco.
Alho: O alho é utilizado em todo o mundo. Seu sabor combina muito com carne, peixes e legumes. O alho tem uma utilização muito ampla na culinária nacional.
Azedinha: Um tempero muito usado na Europa durante a primavera, pode ser consumida cozida ou crua. Seu sabor ácido da um toque todo especial nas saladas.
Raiz-Forte: A raiz-forte é sem dúvida uma erva picante, seu nome já o diz. Utilizada principalmente para realçar maioneses e molhos que acompanham carnes frias. Também é muito usada na culinária japonesa.
Manjerona: Considerada indispensável na cozinha mediterrânea, a manjerona combina com carnes, tomates, batata e arroz. Muito parecida com o orégano, a manjerona tem um aroma mais fino do que o seu concorrente, associando-se mais facilmente a outras ervas.
Menta: A menta é muito usada na Europa para temperar o cordeiro, ervilha e batatas. Em outras regiões ela é usada em saladas, em sorbet, em chás ou simplesmente misturado com queijo de cabra e pepino, como fazem na Grécia.
Orégano: Indispensável no preparo de pizzas, o orégano é o companheiro perfeito do tomate, do pimentão, da berinjela, da abobrinha e das massas. Também combina muito bem com carnes brancas, como a vitela e o peito de frango.
Salsa: Conhecida como salsinha, a salsa além de ser decorativa acrescenta cor e sabor aos omeletes, saladas, molhos, purês de batatas, patês e sopas. São encontradas duas variedades da salsa. A salsa crespa, mais decorativa e em forma de buque, e, a mais comum, a lisa, que é mais aromática e suporta melhor o cozimento.
Alecrim: É certamente uma das ervas mais perfumadas, seu aroma se associa muito bem com o cordeiro, o porco, o frango, a vitela e o fígado. Quando usado fresco, pode servir de decoração.
Sálvia: A Sálvia serve para perfumar as carnes, principalmente a carne de porco, o coelho e a vitela. Seu sabor, ligeiramente amargo, combina com legumes secos, queijos e linguiças. Vai muito bem com carnes grelhadas e com molhos.
Estragon: Usado no preparo de molhos, pratos com ovos, frango, saladas e sopas. O estragon tem um gosto picante que ajuda a realçar alimentos sem sabor. Muito usado no preparo de vinagres de vinhos brancos.
O mate: Tem vários nomes: chá-mate, chimarrão, erva-mate, chá-do-Paraguai ou chá-dos-jesuítas. É uma planta originária da bacia do Prata e seu uso é muito difundido no sul do país.
Ervas da Provença
As ervas de Provença, região no sul da França, são a mistura de manjericão, tomilho, orégano, sálvia, alecrim em pequena quantidade, tomilho e louro, são da região do mar Mediterrâneo.
Servem para assados, grelhados, peixes em geral, algumas saladas como a niçoise (da cidade de Nice) e todos os pratos que lembrem mar e verão.
Ervas aromáticas: Como picá-las
Lave as ervas aromáticas e enxugue-as em papel de cozinha. Retire os talos maiores e deite-as num copo baixo e largo. Corte as ervas com uma tesoura e já está!
Como secar as ervas
Para secar as ervas pendure-as no varal de cabeça para baixo. Em seguida, esmigalhe-os com os dedos e guarde num vidro.