Cuca de Linguiça Blumenau
Informações da receita
- 4 favoritaram
- Massa:
- 350g de farinha de trigo
- 1 ovo
- 250ml de leite e água morna
- 70g de açúcar
- 50g de gordura
- 1 colher de café de sal
- Canela a gosto
- Raspa de limão siciliano a gosto
- 1 colher de chá de fermento instantâneo
- Farofa:
- 500g de açúcar
- 180ml de óleo
- 150g de manteiga
- 1 colher de chá de fermento em pó
- 1 colher de chá de canela
- Raspa limão siciliano a gosto
- 500g de farinha de trigo
- Recheio:
- 1 Linguiça Blumenau Olho picada sem a casca
Como fazer
Misture o ovo, a margarina, o açúcar com a canela, o sal e a raspa de limão e reserve. Hidrate o fermento com leite e a água morna. Deixe essa mistura crescendo por aproximadamente cinco minutos. Após este tempo, misture a massa reservada com o fermento que cresceu e, aos poucos, acrescente o trigo até a massa ficar no ponto adequado. Deixe essa massa crescendo até dobrar de tamanho. Isso acontece em aproximadamente meia hora.
Farofa:
Junte o açúcar com o óleo, a manteiga e o fermento em pó até formar um creme. Acrescente aos poucos o trigo e amasse com as mãos até a mistura se transformar em farofa. Atenção! Como o ponto da farofa pode variar, talvez não seja necessário usar toda a quantidade de trigo da receita. Por isso, é importante acrescentá-lo aos poucos.
Cuca:
Espalhe a massa em uma forma untada e deixe crescer. Pincele gema de ovo sobre a massa. Em seguida, misture a Linguiça Blumenau Olho com a farofa e distribua essa combinação sobre a massa. Leve ao forno preaquecido e asse em uma temperatura de 180°C a 200°C por aproximadamente 20 minutos. Vale lembrar que a autêntica cuca também pode ser assada em forno à lenha, o que garante um sabor ainda mais especial à receita.
Informações adicionais
A mistura de sabores é sempre uma boa opção na hora de criar novas receitas. Na culinária, vale tudo para inovar, desde temperos diferentes até ingredientes com aroma marcante. Foi o que fez Hanna-lora Dahlke. Famosa na região de Pomerode por suas tradicionais cucas, ela resolveu unir dois sabores da culinária alemã, mais a tradição germânica de misturar doce e salgado, e criou a “Cuca de Linguiça Blumenau”. O resultado dessa aventura gastronômica foi lançado durante a 32ª Festa Pomerana e apresenta o sabor agridoce como grande diferencial. A doceira conta que, como uma boa descendente de alemães, sempre costumava comer a iguaria junto com o doce e percebeu que a mistura dava certo. A partir disso, elaborou uma receita que une todos os ingredientes em um só lugar.
O que você achou?
Sua avaliação: