Limpando aspargos frescos
Informações da dica
O aspargo é uma planta (vegetal) de cor verde, cujo talo é consumido, principalmente na Inglaterra e França. É um vegetal rico em ácido fólico. Possui propriedades diuréticas (facilitador da eliminação de urina). Possui poucas calorias, podendo fazer parte de dietas para emagrecimento.
O aspargo possui um gosto bem suave e delicado. É consumido cru ou em conserva.
Os brotos do aspargo são colhidos durante a estação da primavera. É pouco consumido no Brasil, sendo muito utilizado nas culinárias francesa, alemã e inglesa.
Dos aspargos come-se o caule e o brotinho, a parte mais bonita, que caracteriza o vegetal. Para limpar aspargos frescos, apenas corte uns 3 centímetros da parte do caule. Para cozinhar, evitando que se desmanchem, amarre com um barbante, fazendo um macinho com eles e cozinhe em água salgada, use uma panela funda e insira um anel de papel-alumínio na borda. Ele fará com que as pontas dos aspargos fiquem para fora durante o cozimento.
Para escorrer, desamarre os maços e coloque sobre um pano de pratos limpo (ou papel toalha).
Quando são novos e tenros, basta aparar as extremidades dos talos. No entanto, os maiores, com as pontas enrijecidas, necessitam de mais cuidados.
- Corte as extremidades duras. Deixe todos os aspargos com o mesmo tamanho. Se preferir, tire a pele.
- Estenda o aspargo, segurando-o perto da ponta. Com um descascador de legumes, raspe a pele, trabalhando no sentido do comprimento, descendo até a base do talo. Vá virando o aspargo para remover a pele em toda a volta.