Dicas para o Feijão Ideal
Informações da dica
O feijão é uma semente com alto valor nutritivo, principalmente ferro. Existem vários tipos de feijão, sendo que os mais comuns no Brasil são: carioquinha, preto, de corda, jalo, branco, rosado, fradinho, rajado e bolinha.
É um alimento rico em proteínas vegetais. Possui também um alto valor calórico, sendo que 100 gramas de feijão apresenta 330 calorias. No Brasil, é muito consumido em combinação com o arroz e também para fazer a feijoada.
Possui uma boa quantidade de fibras (cada 100 gramas de feijão apresenta, em média, 19 gramas de fibras). Ele é produzido durante todos os meses do ano. Além do ferro, possui os seguintes sais minerais (potássio, fósforo e cálcio).
Uma xícara de feijão cru serve três pessoas depois de pronto, esta dica de receita é bastante útil para quem vai fazer o feijão pela primeira vez.
A laranja dentro do feijão
Se não cozinha passe a dica para quem o faz, porque só fará bem a saúde de quem come. Se tiver de fazer uma feijoada, siga este conselho: coloque uma laranja inteira e não descascada (lavada sim) na feijoada junto com as carnes.
Realmente funciona, até parece milagre, a gordura fica toda dentro da laranja, basta cortá-la para ter a confirmação. A laranja não modifica em nada o gosto da feijoada que fica super light.
Experimente com um pedaço de linguiça. Ferva a água, fure a linguiça com um garfo, coloque a laranja na panela e depois a linguiça. Comprove, em 5 minutos a gordura está toda dentro da laranja. Depois frite a linguiça e veja como está deliciosa e a panela sem gordura.
Também experimente adicionar extrato de tomate ao seu feijão cozido: o caldo ficará muito gostoso e suculento. Utilize 2 colheres (sopa) de extrato de tomate para 3 xícaras (chá) de feijão cozido.
Dicas de cozimento
Para que o feijão cozinhe mais rápido é só colocar uma colher de sopa de fermento em pó na água e deixar por 5 minutos. Depois enxague os grãos e coloque para cozinhar normalmente. Assim, em apenas 15 minutos o feijão estará pronto
O tempo de cozimento, para a maioria dos grãos, é de cerca de 40 minutos a 2 horas. As lentilhas cozinham em menos de 30 minutos. Apresse o cozimento do feijão colocando-o de molho em água quente por 30 minutos antes de cozinhá-lo.
Ao utilizar panela de pressão, não ultrapasse a metade de sua capacidade. Isso porque, à medida que cozinham, as leguminosas soltam uma película que pode entupir a válvula da panela. Cozinhe em fogo baixo e com água suficiente para não secar.
Na hora de cozinhar, retire os que estiverem boiando, pois não estão bons. Dê aquele sabor de 'cozinha da fazenda' a seu feijão, usando banha de porco no lugar do óleo. Incremente seu feijão com um pedaço de pele de porco, bacon ou a pele do bacon. Para temperar o feijão, no lugar do óleo, frite bacon em pedacinhos e com essa gordura continue temperando normalmente.
Quer fazer um feijão que costumam chamar de 'feijão sujo'? O nome pode ser estranho, mas o sabor é delicioso! Acrescente ao feijão o que tiver em casa sobrando na geladeira, linguiça já frita, pedaços de paio, bacon. Mesmo sobras de carne assada serão bem vindas. Não esqueça de caprichar no alho.
Se você não tem liquidificador em casa, uma outra maneira de preparar o feijão do tutu à mineira é com um garfo. Mas amasse apenas metade dos grãos e deixe os outros inteiros.
Correção no sabor
- Se o feijão continuar ralo mesmo depois de amassar parte dos grãos, bata no liquidificador uma concha de grãos cozidos com o caldo e volte à panela.
- Se o feijão ficar salgado adicione algumas folhas de couve. A verdura absorve o excesso de sal e dá um ótimo sabor.
Congelamento
Se for congelar, divida o feijão com o caldo em vasilhas resfrie e congele. Nunca tempere tudo de uma vez, deixe para temperar na hora de servir. Coloque o feijão em recipientes recomendados para congelamento, na quantidade suficiente para uma refeição, feche e deixe esfriar bem. Conserve no freezer por até 3 meses.
Para descongelar, retire do freezer de preferência 30 minutos antes e tempere conforme a receita básica.