Chá Verde
O chá verde é rico em polifenóis, substâncias com importante ação antioxidante, que retiram os radicais livres de nosso organismo. Os radicais livres agem danificando o material genético e promovendo destruição e alteração da função celular.
Sabemos hoje que esses agentes estão associados ao envelhecimento e surgimento de doenças como a arteroesclerose e neoplasias. Assim, a ingestão diária de polifenóis, por meio do chá verde, poderia auxiliar no processo de limpeza dessas substâncias tóxicas no organismo, afirma Dra. Cassandra Martins Lopes, endocrinologista.
Também possui manganês, potássio, ácido fólico, vitamina C, vitamina K, vitamina B1 e a vitamina B2. Além dessas substâncias benéficas, o chá verde contém grande quantidade de tanino, que teoricamente faz diminuir as taxas do colesterol ruim (LDL) e favorece a prevenção de doenças cardíacas e circulatórias. Alguns estudos sugerem que o chá verde também é responsável pelo aumento do metabolismo, ajuda no sistema imunitário e melhora no perfil lipídico.
Os efeitos colaterais associados ao chá verde são todos àqueles atribuídos à cafeína, ou seja: insônia, hipertensão, enxaqueca, intolerância gástrica, azia, ansiedade e palpitação. Devem evitar o consumo pessoas com problemas no estômago, como gastrite; doenças cardiovasculares e renais (só com permissão médica); com disfunções na tireoide; com insônia; consumidores de anticoagulantes; grávidas ou em fase de amamentação; e que façam tratamentos com medicamentos que contenham ferro, atropina, codeína, efedrina, pseudoefebrina, teofilina, aminofilina e haloperidol. acrescenta Dr. Frederico.
Fonte: Pesquisa (Internet)