Cebola - Benefícios, como consumir e conservar
Informações da dica
Previne doenças cardiovasculares; antioxidante; antialérgico; antiinflamatório; antibiótico; dissolve gorduras. A cebola é um alimento muito utilizado como tempero. Possui um formato oval com casca de cor alaranjada. Internamente é composta por camadas. Possui um sabor forte e ácido. O chá da casca de cebola, aconselha-se para quando nós estamos roucos, com dificuldade em falar.
É rica em flavonoides, elemento com propriedades anti-inflamatória e anti-oxidante. Possui também sais minerais, tais como: ferro, potássio, sódio, fósforo e cálcio. Apresenta as vitaminas C e do complexo B. Para deixar a cebola crocante e tirar o ardido, descasque a cebola e corte em rodelas. Coloque em uma vasilha água gelada e um pouco de açúcar e a cebola e deixe por alguns minutinhos. Obs: fica bom para salada e tempurá.
Conservação
Conservar o que sobrou da cebola cortada, embrulhe bem em papel alumínio, coloque dentro de um recipiente tampado e guarde na geladeira.
Cheiro
Opção 1: Para evitar que sua salada impregne a sala de jantar com cheiro de cebola, use a seguinte dica: pique a cebola, coloque-a dentro de um recipiente com água açucarada por meia hora (uma colher de sopa de açúcar).
Opção 2: Para eliminar o ardor das cebolas cruas usadas em saladas, deixe as rodelas de cebola de molho em água durante 1 hora, ou em vinagre durante 1/2 hora.
Para retirar o cheiro de cebola das mãos, tente lavá-las e depois esfregar um punhado de açúcar ou passe um pouco de amaciante de roupa nas mãos esfregando bem e enxague em água corrente.
Descascar cebolas
Sem arder os olhos e nem lacrimejar: Encha a boca de água e descasque quantas cebolas quiser. Só jogue a água fora depois de terminada a tarefa. É mais fácil descascar cebolas se forem colocadas em água fervente por alguns minutos.
Cebola em rodelas: A dica é um pouco diferente: depois de cortar em rodelas, deixe-as demolhadas em água com gelo. Depois, escorra e segue em papel absorvente. Vão ficar muito mais crocantes e sem a acidez da cebola.
Sem chorar: corte a cebola embaixo de um fio de água na torneira ou, então, em uma bacia cheia de água. Outra opção é colocar a cebola no freezer por alguns instantes. Abra a janela para ventilar o ambiente e deixe para cortar por último a parte da raiz, local que mais concentra a substância que irrita os olhos.
Consumo
A cebola usada como prato principal e não apenas como tempero, rende pratos maravilhosos. Confira algumas dicas para você aproveitá-la ao máximo!
Cebola frita especial: Para a cebola frita ter um sabor adocicado e caramelado, frite-as, lentamente com azeite de oliva misturado com manteiga e açúcar. Utilize uma colher (chá) de açúcar para cada cebola média. Sirva como acompanhamento.
Molho quente para saladas: Cozinhe as cebolas picadas finamente, em fogo baixo, com um pouco de açúcar e vinagre balsâmico. Assim que estiverem macias, retire as cebolas e despeje em salada de batatas, de feijão branco ou feijão-fradinho. Regue com bastante azeite de oliva e sirva.
Cebola para salada: Para fazer saladas, prefira as cebolas roxas, que apresentam sabor bem suave. Uma opção é descascar as cebolas, cortá-las em rodelas e deixar de molho por 20 minutos, em uma tigela com água gelada, algumas pedras de gelo e um pouco de açúcar. Em seguida, basta escorrer a água e temperar a gosto.
Cebola Brûlé: Retire a casca da cebola e corte ao meio. Em uma frigideira doure e deixe queimar a parte cortada. Esta cebola é usada em alguns fundos e consomés para dar a cor marrom.
Cebola Piqué: Utilizando a metade de uma cebola, coloque os três cravos e a folha de louro. É usado no Molho Bechamel e em algumas sopas.
Cebola e Alho com Aroma: Na hora de refogar a cebola no alho, deixe primeiro a cebola, que demora mais para ficar dourada e exalar aroma. O alho frita rapidamente, junte-o somente no final do refogado. Para a cebola ficar mais saborosa frite-a no vinagre e azeite de oliva.
Iogurte com cebola ralada é uma mistura muito gostosa para se colocar sobre batatas assadas.