Refresco de Amendoim (Chicha de Amendoim) Charito Peraza
Informações da receita
- 5 4 votos
- 50 porções
- 3 favoritaram
Como fazer
Tostamos o amendoim numa frigideira limpa ou numa bandeja no forno; retiramos a casca e moemos finamente no processador ou liquidificador (se for necessário polvilhamos com um pouco de água).
Num recipiente de cobre ou numa panela (de preferência de inox) cozinhamos o amendoim moído, mexendo constantemente com uma colher de pau (para evitar que se pegue no fundo da panela) deve ficar uma massa espessa. Ao fazer este processo se desprende o azeite (óleo) do amendoim que devemos ir retirando para outro recipiente. Enquanto isso fervermos a água com a canela e o cravo da índia, para logo em seguida acrescentarmos pouco a pouco a massa de amendoim (batendo muito bem e a fogo lento para que não fique empelotado). Uma vez dissolvido o amendoim, deixamos ferver por umas duas horas, mexendo de vez em vez. Logo em seguida acrescentamos o açúcar a gosto e esperamos a que se dissolva completamente para retirar do fogo e deixar esfriar. Servimos em copos grandes polvilhados com canela (moída com um pouco de açúcar) e umas gostas do azeite (óleo) que se desprendeu do amendoim.
Informações adicionais
Se você quiser não é necessário enfeitar com o azeite (óleo) do amendoim. Por incrível que pareça esta bebida é hiper refrescante. No Oriente Boliviano (Santa Cruz de la Sierra, Pando, Beni) tinha-se o costume de mandar para os amigos em algumas festas sacras, este refresco "chicha de amendoim" e um outro chamado tostada e petiscos variados.
O que você achou?
Sua avaliação: