O Guaraná estimulante e revigorante
Semente de origem Amazônica. O Guaraná é famoso por seu poder estimulante e revigorante.
Inconvenientes: As sementes têm muita cafeína o que não é recomendado para pessoas que sofrem de dores de cabeça e problemas no coração.
Os Índios Maués foram os primeiros à se dedicar ao cultivo do guaraná devido as suas notáveis propriedades afrodisíacas, Da mesma forma eles descobriram que o pó de guaraná dissolvido na água era um poderoso estimulante que auxiliava na realização dos trabalhos físicos mais pesados.
Com a chegada dos colonizadores brancos a cultura do guaraná espalhou-se por toda Amazônia atingindo inclusive países limítrofes como a Venezuela, a Bolívia e o Peru. As indústrias de refrigerantes fazem um xarope com a fruta que, em seguida, é modificado, diluído e gaseificado. Essa bebida, além do seu sabor característico e agradável, Não contém nenhuma propriedade especial, e deve ser bebido com moderação como qualquer outro refrigerante.
Já as sementes possuem uma composição que incluem dois poderosos alcaloides, a cafeína e a teobromina, além de substâncias como o amido, fosfato e tanino.
Atualmente alguns desportistas, como os adeptos da musculação e artes marciais, costuma incluir em sua dieta um suco de açaí com guaraná para melhorar seu desempenho nos treinamentos. A combinação desses dois alimentos tem realmente um efeito energético surpreendente.
Vale apena apostar nessa semente.