Leguminosas
Informações da dica
As leguminosas são grãos que dão em vagem, como feijão, soja, grão-de-bico, lentilha e ervilha. Os cereais são os grãos que dão nas espigas, como milho, trigo, arroz e cevada.
Dica do Chef Bouche D'Or
Soja:
A soja possui uma grande quantidade de aminoácidos Sua origem é o continente asiático, especificamente a China. A industria alimentícia transforma a soja em outros produtos como, por exemplo, leite de soja, carne de soja, tofu (queijo feito de soja), doces, óleo de soja, farinhas entre outros.
Opção natural para combater doenças cardiovasculares A leguminosa com a maior porcentagem de proteína entre todas as plantas - 38% de sua composição – é a soja. Ela é também composta por gordura, fibras, vitaminas e minerais. Segundo o FDA (Food and Drug Administration - órgão do governo norte-americano que regula medicamentos e alimentos), desde 1999, é indicado o consumo diário de 25 g de proteína de soja (cerca de 60 g de grãos ou farinha) para reduzir riscos de doenças cardiovasculares.
Bastante presente na alimentação de países como China e Japão, a soja começou a ser adotada como parte da alimentação ocidental nas últimas décadas. No Brasil ela é freqüentemente consumida na forma de óleo, mas aos poucos, começa a fazer parte da alimentação diária. A proteína texturizada de soja, conhecida também como carne de soja, é adotada principalmente por pessoas que baniram a carne da dieta, podendo ser utilizada para fazer hambúrgueres, bolinhos de carne e outros produtos. A soja pode ainda ser ingerida como farinha, extrato proteico (leite de soja), o tofu (queijo) e os grãos torrados. A pasta de soja (missô) e o molho (shoyu) são bastante empregados em pratos orientais.
Além dos benefícios para o coração, está sendo estudada a ação das isoflavonas, um fito-hormônio (hormônio de origem vegetal) que atua como um elemento anti-oxidante reduzindo as taxas do colesterol ruim (LDL) no sangue, além de equilibrar a quantidade do hormônio estrógeno no organismo feminino, o que pode amenizar os sintomas da menopausa.
Milho:
O milho é um cereal muito utilizado no mundo como alimentação para humanos e animais. Possui boas qualidades nutricionais, contendo vários aminoácidos. Contém um alto teor de carboidratos, além de ser energético (cada 100 gramas de milho possui cerca de 100 calorias). Possui vitaminas E, A e B1, além de sais minerais (fósforo, cálcio e potássio). Entre os meses de dezembro a abril ocorre o período de safra. É muito usado na culinária brasileira em cremes, sorvetes, sopas, sucos, pamonha, cural e saladas. Nos Estados Unidos tem sido usado para a produção de biocombustível. É usado também para a fabricação de óleo de milho.