Compotas
Informações da dica
O sabor de uma compota fica especial quando você põe um suco de laranja no cozimento do doce. Para que a calda da compota não açucare, junte algumas gostas de limão ou 1 colher(chá) de manteiga. Para que a compota não desmanche, nunca use frutas excessivamente maduras.
Dicas para Preparar Compotas ou Frutas em Calda
Antes de preparar as compotas ou as frutas em calda, lave bem as frutas e seque-as com um pano limpo. Se necessário, corte-as em pedaços. Para fazer a calda, use uma panela, de preferência de aço inoxidável e revestida com material antiaderente.
Para mexê-la use uma espátula de madeira. Durante o cozimento em fogo brando, mexa a solução de vez em quando para que não grude no fundo. Se quiser manter o açúcar claro, adicione algumas gotas de limão.
A densidade da calda é expressa em graus, e o ponto usado para as frutas em calda é o ponto de fio, atingido alguns minutos após a ebulição. Use um termômetro de culinária (de álcool) para verificar a densidade (temperatura de 25°C ou 27°).
Enfrascamento
Esterilize o frasco fervendo o mesmo em uma panela com água até a altura da boca do vidro. Depois derrame um pouco da calda no fundo do frasco (cerca de 2 cm) e introduza as frutas. Cubra com a calda, feche e pasteuriza pelo tempo indicado na receita. Também existe outro método para frutas mais densas, que é adicionando as frutas à calda, assim que ela começar a ferver.
Deixe ferver por mais alguns minutos e retire-as com uma escumadeira. Escorra-as e coloque-as no frasco (que deve ser mantido quente). Torne a cozinhar a calda. Espere ferver e derrame a calda quente, cobrindo completamente as frutas. Encha o frasco deixando 1 cm abaixo da borda. Feche hermeticamente e pasteurize.