Castanhas

Informações da dica

Benefícios

castanhas

Ricas em folato e vitaminas C e B / Boas fontes de ferro, fósforo, riboflavina e tiamina / apresentam menos gordura e calorias do que quase todas as outras nozes. Inconvenientes: são caras e algumas vezes difíceis de serem encontradas. Ao contrário da maioria das outras nozes, as castanhas são constituídas quase que totalmente de carboidratos, além de apresentarem pouca gordura e calorias.

Contém, ainda, altos teores de vários nutrientes importantes: uma porção de 3/4 de xícara possui mais de 40% da RDA (Ingestão Dietética Recomendada) para adultos, vitamina C, 35% da RDA de folato e 25% da RDA de vitamina B6. Esta mesma quantidade, equivalente a 240 calorias, 3g de proteína e 2g de gordura, também contribui com mais de 10% da RDA de ferro, fósforo, riboflavina e tiamina. ALTO TEOR DE AÇÚCAR NATURAL: Depois das castanhas serem picadas, o amido começa a se converter em açúcar, dando a elas um sabor suave e doce.

Na hora do preparo, as castanhas podem ser assadas ou fervidas. Quando aquecidas, incham e desprendem a casca fina e leve, tornando mais fácil descascá-las. no Brasil, os dois tipos de castanhas mais conhecidas são a castanha-do-pará, encontrada em toda Amazônia, e a castanha-do Maranhão. A primeira é rica em excelsina, uma proteína completa, e, por esse motivo, recomendada nos regimes vegetarianos. Já a castanha-do-maranhão possui um alto teor de amido e fosfato.

Mais dicas