Superguia de facas
Informações da notícia
Acerte o corte com o utensílio ideal!
Pequenas, grandes, de pontas arredondadas ou afiadas, lâminas retas ou côncavas. São muitas as opções de facas. Mas para cada tipo de corte e de alimento, existe um utensílio ideal para a receita sair perfeita, como faca para desossar, serrilhar, descascar, etc.
A especialidade de cada tipo de faca é geralmente determinada pelo tipo de lâmina e de cabo, este quase sempre ergonômico (confortável para as mãos) e com substâncias antibactericida. Conheça alguns:
1 - Amolador (ou chaira): a peça de aço com textura áspera serve para afiar as facas. Certos modelos sofrem um processo de imantação. Isso faz com que a faca fique “presa” à superfície da chaira, que retém as partículas de metal da faca, afiando-a.
2 - Faca para filetear: ideal para peixe cru, frutas e legumes. A lâmina é longa e flexível. Algumas facas especiais para salmão vêm com um protetor na ponta, que não danifica o filé.
3 - Faca de cozinha e Cutelo: para fatiar, picar e cortar carnes, peixes, vegetais e aves. As cavidades dos lados da lâmina reduzem a fricção com o alimento.
4 - Faca para mandioca e aipim: é robusta e costuma apresentar cabos de madeira.
5 - Faca para churrasco: tem grande capacidade de corte e durabilidade, com cabo anatômico.
Como afiar
1. Segure a chaira com uma das mãos e a faca com a outra.
2. Posicione a faca inclinada em relação ao cabo da chaira e deslize a lâmina até embaixo, mantendo a angulação.
3. Repita a operação dos dois lados da lâmina, quantas vezes precisar.
Rosbife
Para o corte superfino do rosbife, uma boa opção é usar uma faca bem afiada ou uma faca-elétrica.
- Embrulhe em papel alumínio 1kg de lagarto temperado. Asse por 20 minutos. Retire o papel e asse até dourar. Deixe esfriar e leve ao congelador por 2 horas. Corte em fatias finas e sirva.
Fonte: Revista Guia da Cozinha – ed. 27