Os segredos da Maça

Informações da notícia

25% do volume de uma maçã é ar, coisa rara entre as frutas. Como suas células são imperfeitamente coladas entre os tecidos existe muito ar.

Mas por causa desses espaços a maçã bóia e emite o som agradável quando mordemos. Essas incríveis frutas, que vão dos tons do vermelho ao azul, tem um pigmento chamado anthocianina (terceiro maior grupo da classe dos pigmentos com componentes phenolicos onde se encontra os taninos) sua unica finção é de dar a cor, o vinho por exemplo, e que também estão presentes na maioria das berries, e por serem solúveis em água, estão presentes em alguns dos maiores molhos classicos, por exemplo: o burgundy.

A palavra maçã vem do grego: flor azul. Se fosse antoxiantina seria flor amarela que também diminuem o LDL (colesterol “mau”). Para que esses tons não puxem para o azul, (experimente cozinhar repolho vermelho em uma panela de ferro ou o azul-marinho (peixe azul de nossa costa como a banana), use um pouco de ácido como por exemplo um fio de suco de limão.

Outra coisa muito bonita são as pétalas de rosas, vinho, bicarbonato de sódio, que aliás mantem o verde também.

Marrom:
Esse marrom que conhecemos bem, que esta presente nas batatas, abacate, banana, maçã, peras e etc, é devido a uma reação química de um componente phenolico que discolore as frutas assim que é rompido o tecido a poliphenoloxidase, uma enzima que em baixas temperaturas tem uma atividade baixa,(daí a importência de mantermos as frutas dentro da geladeira). Cloro e flúor também tem alguma reação retardante nesses casos. Colocar as frutas na água também ajuda a mantê-las sem discolori.

Na maçã, o agravante é que entre as células temos ar que ajuda ainda mais a ficar marrom por debaixo da casca. Para se aproveitar as vitaminas coma a maçã crua Para se aproveitar a pectina, que combate o LDL (colesterol "mau") e é uma fonte incrível de fibra e também muito útil no controle de diarréia com a maçã cozida.

Ela é a maior protetora dos pulmões - quercetina, um flavonóide potente
Flavonóide= anti oxidante responsável pela prevenção de doenças cardiovasculares. Além de ajudar no alivio da asma e de algumas alergias.