McDia Feliz 2009

Informações da notícia

Hoje 29 de agosto é dia do McDia Feliz em sua 21ª edição, a campanha beneficia instituições em todo o Brasil que combatem o câncer infantil.

Coordenado pelo Instituto Ronald McDonald, o McDia Feliz é a maior campanha do país no combate ao câncer infanto-juvenil, além de ser o principal evento comunitário do Sistema McDonald’s no Brasil.

No McDia Feliz, todo o dinheiro arrecadado com a venda de sanduíches Big Mac (exceto alguns impostos), vendido separadamente ou incluído McOferta número 1, - além de materiais promocionais como camisetas, bonés, chaveiros, entre outros produtos - é revertido para instituições de apoio e combate ao câncer infanto-juvenil de todo país.

O evento sempre é realizado no último sábado de agosto, e é o dia de maior movimento em mais de 500 restaurantes McDonald’s, contando com uma mobilização de cerca de 30 mil voluntários. Ao longo de 20 anos de realização da campanha, a renda obtida com o McDia Feliz contribuiu para o expressivo crescimento do índice de cura da doença no Brasil: se no final da década de 80 a média era de 15%, atualmente chega até 85%, se o câncer for diagnosticado precocemente e tratado corretamente.

Com os resultados obtidos desde o primeiro ano de sua realização, em 1988, a campanha já reverteu a mais de 100 instituições brasileiras, em mais de 20 estados, mais de R$ 90 milhões. Os recursos têm viabilizado a implantação de unidades de internação, ambulatórios, e salas de quimioterapia, casas de apoio e unidades de transplante de medula óssea.

Criado pelo McDonald’s no Canadá em 1977, o McDia Feliz foi realizado pela primeira vez no Brasil em 1988, em São Paulo. Em 1989, chegou ao Rio de Janeiro, e, a partir de 1990, passou a ser realizado em nível nacional, envolvendo todos os restaurantes da Rede McDonald’s do país.

Fundo Nacional

Desde 2003, o Instituto Ronald McDonald retém uma pequena parte do valor arrecadado no McDia Feliz para o Fundo Nacional. Este percentual pode variar de 5% para as localidades com venda abaixo de 50 mil sanduíches e 12,5% em localidades com venda igual ou acima de 50 mil. Estes recursos são destinados a projetos que não tenham alcançado valores necessários com a campanha, além daquelees de instituições que não participaram do evento por não haver restaurantes McDonald's em sua cidade.

Objetivos do McDia Feliz

Despertar a atenção de toda a sociedade e sensibilizá-la para uma realidade que atinge crianças e adolescentes em todo o Brasil;
Captar recursos e concentrar esforços para a realização de projetos prioritários e de grande benefício social em nível local, regional e nacional;
Contribuir para o aumento do índice de cura do câncer infanto-juvenil.

Você Sabia

O McDia Feliz é um evento participativo, mobilizador, de repercussão nacional e de reconhecida credibilidade, e que proporciona o aumento da visibilidade de cada instituição por ele beneficiada;
É o evento que mais arrecada fundos para a causa do câncer infanto-juvenil;
Desde 1988, a campanha já doou cerca de R$ 90 milhões a instituições sociais brasileiras;
A arrecadação do McDia Feliz 2008 foi a maior conseguida no Brasil: cerca de R$ 11,5 milhões.

Fonte McDiaFeliz.com.br (adaptado)