Lucros com a Pitaia
Informações da notícia
A pitaia é uma fruta pouco conhecida no Brasil, mas tem mercado garantido para quem está investindo no cultivo.
O pomar é novo. Tem apenas três anos. A dona Neusa apostou na fruta e iniciou com apenas 30 mudas. Atualmente, são mais de mil pés que estão em plena floração. Nem todos ainda dão frutos. Mas o resultado é comemorado pela produtora. “É um bom investimento. É fácil de cultivo e é muito fácil de vender também”, disse.
A pitaia é uma planta nativa da América Central que se adaptou bem ao clima brasileiro. A fruta nasce a partir de um tipo de cacto. A dona Neusa tem em sua propriedade a cor rosa por fora, polpa branca, sementes pretas, é doce e tem uma consistência gelatinosa.
A planta gosta de clima quente e úmido. Assemelha-se a uma trepadeira. Para apoiar o crescimento e dar sustentação à planta são usadas estacas de madeira de cerca de 1,5 metro. O solo bom para a pitaia deve ser arenoso e leve. Ela pode ser reproduzida de duas maneiras: através de sementes ou dos ramos cortados.
A muda produzida por meio dos ramos da planta tem um desenvolvimento mais rápido. Em pouco mais de um ano, já está produzindo. Com as sementes o processo demora mais, de cinco a sete anos. Mas antes de ir para o solo as sementes precisam ser cultivadas em saquinhos. O processo demora três meses. Cada muda rende para dona Neusa R$ 4,00. Ela conta que a poda também traz outro benefício para a planta.
“Se eu deixar todos os brotos saírem para desenvolver, com certeza minha planta vai produzir menos. Há uma necessidade de estar podando esses ramos novos”, explicou dona Neusa.
Até o fim da safra devem sair do pomar quase 50 mil frutos que tem compra garantida no Ceagesp, em São Paulo.
A dona Neusa vende o quilo da fruta por R$ 40,00. A safra da pitaia vai até maio.
Data Edição: 20/01/09
Fonte: Globo Rural