A cebola
Informações da notícia
Você cochece um ingrediente chamado Allium Cepa? Com certeza com esse nome não, mas já deve tê-lo comido por diversas vezes. Esse é o nome científico da cebola! O ingrediente que desperta o amor ou o ódio das pessoas é muito comum na culinária árabe, aparece em muitos pratos, desde saladas, cozidos, assados até fritos.
Para Beto Isaac, restauranteur do Arabesco, culinária sírio-libanesa, a cebola já faz parte do dia-a-dia. “Ela está presente em quase todos os pratos. Aprendemos a comer a cebola desde criança. Dificilmente exista alguém que não goste, pois a cebola está na nossa cultura”.
Pratos como o Tabule, Kibe Cru ou a Salada Fatuche contém uma grande quantidade de cebola, que é rica em vitaminas B e C, além de minerais como fósforo, ferro e cálcio. Também pode ser considerada uma forte aliada ao organismo contra infecções, já que tem capacidade de eliminar substâncias tóxicas através dos rins.
Para chegar ao Brasil, a Allium Cepa percorreu um grande caminho, veio da Ásia, passou pelo ocidente, depois pela Pérsia, atingiu a África e depois se espalhou para Europa. Só depois, foi trazida às Américas e teve sua introdução no Brasil principalmente pelo Rio Grande do sul.