Cozinhando o polvo ao ponto e deixá-lo macio
Informações da dica
Como limpar
Vire a cabeça pelo avesso e retire tudo o que vem agarrado. Se tiver areia, raspe bem com uma escova. Retire a boca, que é uma bolinha dura que fica entre os tentáculos. Lave bem, e verifique se as ventosas ainda estão sujas (às vezes vêm com um pouco de lama). Se estiverem, escove bem em baixo da torneira para retirar toda a sujeira.
Como cozinhar o Polvo
Primeira alternativa: Não é difícil cozinhar polvo. Há um segredo para que ele não fique duro. Depois de bem limpo, coloque-o numa panela, com todos os temperos, menos o sal. Deixe-o cozinhar até estofar. Corte-os em pedacinhos e só então salgue. A água do preparo pode ser usada com sucesso, no preparo de risotos e sopas de peixe.
Segunda: Após limpar o polvo, mergulhe o mesmo na água fervente por alguns segundos, quando enrolar, imediatamente mergulhe na água gelada, repita a operação 4 ou 5 vezes, (isto quebra as fibras sem bater com martelos ou afins) e para saber se o polvo está cozido e não passou do ponto (se passar fica duro), coloque junto com o polvo uma batata pequena ou média com casca, espetando com um garfo, quando a batata estiver cozida, o polvo estará ao ponto.
Terceira: Para se obter uma carne mais macia, congele o polvo limpo por 24 horas. Quando for utilizar este fruto do mar, siga os seguintes procedimentos: descongele o polvo, coloque para ferver com sal, louro, limão e 1 cálice de vinagre. Assim que levantar fervura coloque o polvo inteiro na água. Logo após, ponha nessa mesma água para cozinhar uma batata inteira e com casca. Quando a batata amolecer o polvo estará cozido. Tempo de Cozimento do polvo: 40 minutos Para que o polvo não encolha muito quando aferventado, coloque dois ou três rabanetes na água do cozimento. (Dica enviada por Jose Ronaldo Couto).
Lembre-se: polvo tem tendência a ficar rijo, para que isso não aconteça e que ele fique macio, nunca ponha sal enquanto estiver cozinhando, tempere-o apenas depois de pronto.